quarta-feira, 4 de julho de 2012

Higgs Boson

Notícia espetacular! Finalmente encontraram o Boson de Higgs!
Ainda me lembro de ver físicos a dar palestras e cada um tinha uma aposta diferente sobre se um dia encontravam ou não a partícula e é bom terem resolvido o problema (se estiver mesmo resolvido).
Primeiro que tudo, o que é o Boson de Higgs?
Tem a ver que o modelo que explica a física, o "Standard Model", que basicamente explica "quase tudo" mas tem o problema de exigir que não haja massa a não ser que algo se passe, chamado o mecanismo de Higgs e isto implica a existência de uma partícula nova, o Boson de Higgs!
Então para provar que o sistema funciona era preciso encontrar esta partícula o foi o que foi feito agora. Agora mais estranho foi o que a partícula foi "chamada". A partícula de Deus!
Leo Lederman foi o homem que lhe deu este nome escrevendo o título para o seu livro "The God Particle: If the Universe is the Answer, What is the question?". O próprio Higgs é ateu e nunca achou piada ao nome ter aparecido mas Lederman veio justificar que tão importante é o processo que merece um nome assim... Eles ainda queriam chamar "Goddam Particle" aos Boson de Higgs mas o publicador não aceitava o título e por isso ficou o "God Particle". 
De qualquer modo ficam a saber que não serve de nada irem mandar piadas e especulações ridículas sobre o nome para o JN porque no fundo tudo passa de uma ideia idiota de um físico a querer dar um nome interessante para o seu livro. Ainda vai ser giro se o Vaticano decidir dizer qualquer coisa mas vá, vamos tentar dar-lhes algum (possível) credito até isso acontecer.

Um abraço,
Eduardo

Sem comentários:

Enviar um comentário