domingo, 2 de dezembro de 2012

Keep the Flag Flying

Bom dia,

hoje, na primeira parte do meu dia, fiz o que faço sempre. Jogar uns jogos de xadrez na net, ver umas noticias e ver o que se diz no Facebook. Hoje a Márcia tinha umas fotos novas que tirou cá por Inglaterra. A única que me chamou à atenção foi a dos livros, "Keep the Flag Flying" e "Now Panic and Freak Out".
Estava um bocado curioso porque vê-se montes de vezes o símbolo e frases escritas daquela maneira. Donde raio vem aquilo?
Parece que durante a segunda guerra mundial, para tentar animar as pessoas, um poster foi espalhado por cá que dizia "Keep Calm and Carry On" com a coroa por cima.
Segundo o Economista "taps directly into the country's mythic image of itself: unshowily brave and just a little stiff, brewing tea as the bombs fall". Cozinhar chá enquanto as bombas estão a cair parece-me mesmo o tipo de pessoas que os ingleses são. A guerra deve ter sido uma altura difícil e, como era de esperar, marcou os ingleses, os da altura e os de agora. 
É bom descobrir estas coisas sobre onde vivemos. Talvez mais gente devesse fazer o mesmo e evitar decidir fazer um blog para onde vão literalmente, gozar com os ingleses em si. Talvez também tenham estado em situações difíceis na vida por isso não vou fazer o mesmo que eles.
Desculpem o pequeno à parte. Na altura o cartaz não foi assim tão espalhado e era quase desconhecido até à alguns anos. Apareceram uns quantos posters e foi o sucesso. Em vez de usar só esta frase muitas outras começaram a ser usadas com sentidos diferentes e os livros são colecções de frases de gente importante que têm a ver com a situação. (Mais que os livros há posters, malas, calendários, canecas...).
O "Keep the Flag Flying" tem frases que nos devem deixar melhores (talvez sirva para nós mas é mais virado para os ingleses), "The British have a remarkable talent for keeping calm, even when there is no crises" por Franklin Jones. No "Now Panic and Freak Out" a primeira frase é "When in danger or in doubt, run in circles, scream and shout" e esta frase é do Robert A. Heinlein que é um escritor que gostei bastante de ler ("The Moon is a Harsh Mistress" - ficção cientifica).
Ainda estive a ver se encontrava um .pdf a mostrar parte do livro ou a dar uma ideia do que tinha mas, como quase todas as produções inglesas, são geniais mas só aqui, por isso no resto do mundo ninguém se preocupa. Quando passar por uma loja a ver se compro um. Pode servir de prenda de Natal para um dos meus irmãos e assim uma fica tratada e posso ler o livro à mesma.
Bem, já perdi imenso tempo a ler tretas na net e a escrever aqui, ver se vou estudar um bocado...

Um abraço,

Sem comentários:

Enviar um comentário