sábado, 2 de fevereiro de 2013

Origami

Introdução :
Ando a ler um livro sobre Origami, é bastante interessante, provavelmente foi a prenda mais genial que me conseguiram dar até hoje e foi o meu irmão que me ofereceu.

Desenvolvimento:
O livro chama-se "Origami Design Secrets - Mathematical Methods for an Ancient Art" escrito por Robert J. Lang, revela bastante os segredos da arte que eu prezo mais: dobrar papel.
Resumindo o livro, ele explica detalhadamente origami, começa com pequenos passos e vai evoluindo rapidamente origami fora. Está perto de ser uma bíblia do origami.

Não existe justificação porque gosto de origami, gosto de dobrar papel e este livro tem-me impulsionado, para criar os meus próprios modelos nesta arte. Não sei se alguém no mundo já os tenha feito, não sei se essa pessoa desenhou instruções para tais modelos, mas retirando alguma informação útil do livro consegui fazer o seguinte:


A ideia é ser um pássaro plano que também serve de marcador de páginas, contudo senti-me insatisfeito, é parolo mesmo que funcional, cumpre bem o seu dever como marcador de páginas e até é minimamente fácil de fazer, mas não atinge o estatuto de arte. (talvez o converta numa tartaruga gigante, também marcador de página, percebem a ideia)
Por isso numa investida de 2 ou 3 horas com um quadradinho de papel acabei por criar isto:


O objectivo era fazer uma flor que servisse de marcador de páginas também, contudo pode ser uma rosa cardeal das mais simples, uma estrela do mar, ou aquilo que a imaginação do leitor desejar, afinal de contas, o origami é mesmo isso, basta uma folha A4 e 1 dobra para fazer um elefante (sendo necessário que a audiência tenha a mente fértil. Está mais perto de arte que o primeiro, e eu quase que me sinto orgulhoso de mim próprio.
Convido o leitor a lançar-me um desafio para criar um origami, muito provavelmente não irá ser correspondido devido à minha falta de habilidade, mas o que gostaria ver feito em origami?

Conclusão:
O livro que o Zé comprou há anos atrás para ele ler e nunca o fez, atingiu hoje um propósito, servir de apoio à minha flor/estrela do mar/chapéu do bobo da corte!
Já agora, amanhã tenho que escrever um relatório, e estive agora a treinar. Digam lá que não sou uma porcaria para escrever relatórios?

P.S.: Estou cheio de sono e isto deve estar cheio de erros. Quem encomtrar um erro paga finos a todos os leitores do blogue!
E isto talvez tenha sido escrito, ou não, segundo o acordo ortográfico. Como der mais jeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário