terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"Grading is degrading"

Bons dias,

este novo semestre tem sido um bocado agressivo (e por isso é que tenho escrito menos). Passei de andar por aqui a estudar muito de vez em quando e ir tendo umas conversas com o Miles sobre matemática a um horário algo como:

Segundas, Terças e Sextas uma aula do Miles  sobre Geometria Algébrica para pessoas a fazer o doutoramento.
Segundas duas horas sobre construção de ideias Gorenstein de codimensão quatro.
Terças e Quintas uma hora de supervisão a cinco putos do primeiro ano.
Terças e Quintas também, um seminário entre os doutorandos de Geometria Algébrica sobre um artigo ou livro que achemos interessante (agora tem sido sobre Riemann-Roch por Borel e Serre).
Segunda dou uma hora de aula prática sobre Anéis e Módulos a putos do terceiro ano.
(e claro que pelo meio devo escrever uma tese de Doutoramento)

Pela primeira vez em anos fico com a sensação que agora estou a trabalhar mais a sério no Doutoramento, o que até vai um pouco contra o que eu pensava... porque digamos a verdade, sempre disse (desde pequeno) que havia de arranjar um trabalho que não me desse mais esforço do que levantar uma caneta. Mas agora levanto tanto a caneta que até isso me começa a custar. Isto dito assim até pode levar a pensarem que eu estou a fazer um trocadilho manhoso mas não... a outra caneta até gosto de levantar mas não consigo fazer dinheiro à conta disso...

Bacoradas à parte, está a ser um semestre excelente. Há uns anos tinha tentado dar aulas e foi horrível... Os putos iam às aulas práticas e limitavam-se a copiar o que escrevia no quadro sem nunca fazer uma única pergunta ou o mínimo esforço para tentar trabalhar nos problemas... Era muito chato e na altura eu dizia que nunca mais voltava a dar aulas até ser mesmo obrigado. E foi o que aconteceu agora...
Passaram quase dois anos desde essas aulas espectaculares e não sei se é por os miúdos serem um ano mais velhos, se é porque eu parti a cabeça e sou mais Zé Bode a dar as aulas agora ou se é porque Anéis e Módulos é um tema muito interessante... Seja como for, agora até acho engraçado... Preparo as aulas muito menos do que preparava antes, vou para lá resolver os problemas com eles, o que às vezes não funciona assim tão bem mas mesmo eles acho que estão a gostar do sistema (hoje tinha o dobro dos alunos do que tenho normalmente). Dito isto, dar aulas até é bom... mas "Grading is degrading" (by João Nuno).

Normalmente vão aí umas 7 pessoas às aulas e eu até me dava bem com eles (são simpáticos e esforçam-se um bocadinho)... Mas de repente descobri que não são 7 trabalhos que tenho de corrigir. Pelos vistos há muitas pessoas que não vão às aulas (acho que a Clementino se está a rir) e quando digo muitas pessoas é algo tipo 50! Recebi os trabalhos há umas semanas (que eu tenho que corrigir sozinho) e em vez dos 7 ou 8 que eu estava à espera... aparecem 50! Fdx! Já não quero dar mais aulas de novo... até ao dia que tenha um escravo de doutoramento que corrija aquela tralha toda por mim...

Se tiverem tempo livre e até à Páscoa me quiserem vir visitar estejam à vontade... Mil trabalhos para partilhar (por falar nisso acho que o João Nuno vem cá este fim de semana visitar está fodido... não lhe digam nada)

Um abraço e até depois (tenho de ir corrigir merdas),

1 comentário: