quarta-feira, 5 de junho de 2013

Porque é engraçado falar de Matemática

Bons dias,

Hoje venho só aqui deixar a minha opinião sobre os "problemas" que o novo programa de matemática está a levantar. É muito simples, se a APM (Associação de Professores de Matemática) diz “apresenta deficiências graves ao nível da sua estrutura e lógica global, ao nível pedagógico e didáctico e o nível dos conteúdos programáticos”, talvez tenham razão e o novo programa vai deixar toda a gente mal. Por outro lado a SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática) diz, “será decisiva para que se atinja um patamar de exigência mais elevado, cujas consequências benéficas serão, a prazo, sentidas pelos níveis de ensino secundário e superior, e pela sociedade portuguesa em geral”. Em quem devo acreditar?

Eu estudo matemática portanto qualquer dia vou ser membro da SPM... Por outro lado não estudei para ser professor numa escola (principalmente porque no meu tempo de escola era tão terrível quanto conseguia e se virasse professor o karma vinha e fodia-me por trás à bruta) por isso a minha escolha é um bocado óbvia... De qualquer modo só uns pequenos apartes para ver se, olhando assim muito de fora e sem saber exactamente como é o novo programa, justificamos as lérias dos dois grupos.

Quanto aos professores há a regra básica para eles se virem queixar... O novo programa vai implicar que eles trabalhem um bocadinho (nem que seja só o trabalho de ler o novo programa). Lembro-me perfeitamente de ouvir a professora de física do 12º queixar-se que o programa de física (aprovado nesse ano) era demasiado difícil e que por isso não era boa ideia... Basicamente foi preparado pelos professores que treinam os alunos para ir à olimpíadas internacionais de física e assim matavam dois coelhos com uma cajadada só. Por um lado tinham um novo programa mais abrangente, que mostrava mais aos alunos que F=ma, mais ligado ao que se aprende nas escolas por esse mundo fora e por outro os miúdos que iam às olimpíadas internacionais começam um bocadinho mais preparados.
Agora parecem ser o mesmo tipo de queixas mas em vez de serem só os professores de física (11º e 12º ano) são os professores de matemática todos ao mesmo tempo!

Quanto à SPM, que o jornal dá a entender que só defende o Crato porque ele foi o presidente a dada altura, defendem o novo programa porque vai-lhes poupar imenso trabalho no futuro.
A grande parte dos membros da SPM são professores de matemática em universidades por esse país fora e, se forem estudantes universitários de alguma ciência/engenharia/economia, ou se forem pais de alunos universitários e lhes virem as notas, sabem que as cadeiras de matemática são as que dão mais problemas... Agora um matemático pode gostar de que dê tantos problemas, mais lugares para pôr matemáticos a trabalhar, mas como agora vivemos em crise, é melhor poupar nos matemáticos também e isso resolve-se facilmente! Faz-se com que os professores de matemática das escolas ensinem matemática mais a sério aos putos (que é exactamente o que querem fazer).

No fim desta brincadeira (que na realidade deve estar perto da verdade), tenho que dizer que nas escolas há professores bons (obrigado à professora Rufino por provar isto), há professores normais (onde estão os professores de português todos dos quais não me lembro do nome) e há professores péssimos. Não vale a pena dizer nomes mas há duas pessoas das quais não me vou esquecer.
Numa das situações, tinha eu os meus 15 anos, fiz uma pergunta à professora que não vinha no livro e a reacção da mulher foi responder "não sei, não me interessa e como não vem no livro não é importante!" Há que notar que, embora eu fosse um bocadinho esperto, não podia saber nada na altura que ela não conseguisse responder com um bocadinho de esforço mas a decisão dela nesse dia foi aquela que dá todo o aspecto de não querer puxar minimamente pela cabeça. (Nunca mais lhe perguntei o que quer que fosse nas aulas).
Como ela há milhares e é sempre bom um dia de greve para ver se são ouvidos, mas se o que se vão queixar engloba o novo programa de matemática então parece-me um bocado parvo...
Já protestar contra o aumento de carga horária até tem lógica, já havia tanto mau feitio com as 35 horas semanais com mais 5 vai ser difícil! (putos a apanharem chapadas da professora como aconteceu na turma do Zé... é preciso proteger os miúdos!)

Bem, acho que convenci toda a gente que o novo programa é uma boa ideia,
Abraço,

P.S. O segundo professor com quem tive uma história parecida foi já na universidade, por isso tenho que deixar a história por aqui que ele ainda pode ter que me dar emprego qualquer dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário