sexta-feira, 22 de junho de 2012

"Lágrimas à saída do exame de Matemática"?

Parem de chorar mariquinhas... A verdade é que aquilo que a população chama matemática é apenas um grão de areia numa praia dos conhecimentos que realmente deveriam adquirir. E nesse sentido é espectacular saírem a chorar, cambada de maricas.
Hoje deparei-me com a fantástica notícia do jornal Público onde as pessoas se queixam da dificuldade do exame. A professora mencionou que "um aluno com média de 12 não consegue fazer esta prova", eu diria se parasses de facilitar a vida aos alunos só porque não queres ser criticada por um aluno ignorante, se calhar os teus alunos com média de 12 fariam o exame.
A verdade é que a ignorância da juventude sobre matemática está a bater recordes históricos, é uma insanidade tentar esconder este problema de iliteracia matemática e ainda exigir que se continue com os facilitismos nas provas de avaliação. Matemática só é difícil porque requer trabalho e exige às pessoas esforço mental.
A ciência e a tecnologia evoluem a passos largos, onde a competitividade só aumenta o ritmo enquanto os portugueses só estão preocupados com a geração de 18 anos que têm exames difíceis sobre matemáticas que nem é metade da matemática que vão precisar durante a sua licenciatura. Jornais deviam noticiar que os alunos do 12º ano estão ridiculamente burros a matemática enquanto um país inteiro ainda culpa o governo quando a culpa é dos pais e professores. Se o vosso governo exigir aos vossos filhos que sejam inteligentes, devem estar gratos por isso.

Não possuo qualquer autoria sobre o título desta entrada, foi apenas inspirada na notícia que referi aqui, do Jornal Público por Clara Viana, e por Graça Barbosa Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário