terça-feira, 8 de julho de 2014

Coreia

Bom dia, boa tarde ou boa noite, (dependendo do fuso horário)

como muitos devem saber, vim passar um mês e pouco à Coreia e queria partilhar alguns dos momentos mais interessantes desta primeira semana,

Há dias atrás aprendi que é uma f**a comer massas que vêm no meio de uma espécie de sopa com colher e pauzinhos... É impossível! Não dá para enrolar massas nos paus, como se faz com um garfo, e não dá para as apanhar com a colher... como raio se come aquilo? O meu orientador olhou para mim, riu-se e explicou, 

"Eduardo, pára de seguir a tua educação ocidental! Encosta a boca ao prato, apanha um bocadinho de massa com a colher e chupas isso... mesmo que faça imenso barulho! Provavelmente aprendeste em Portugal que isso não é boa etiqueta mas aqui tem de ser."

Foi o que tentei fazer, mas é difícil estar num restaurante com montes de gente a fazer isso até porque há sempre alguns estrangeiros com o mesmo problema e mesmo assim sem ajavardar... Devia ter aprendido com a minha mãe e as minhas tias que às vezes, depois de uns copos de vinho, também usam uma técnica parecida para comer a sopa.
De qualquer modo, é a segunda vez que estou na Coreia e provavelmente já tinha aprendido estas coisas mas já foi há quatro anos atrás e a idade faz esquecer estas coisas... e agora dizem, "estás-te a queixar que és velho queres ver!"
Sim, de facto estou. Porque uma coisa de que me lembro da última visita foi que três dias depois de chegar o meu sono já estava bem com a mudança. Desta vez é surreal! A não ser num dia em que me fui deitar a essa hora, não houve noite nenhuma que lá para as cinco da manhã não estivesse já acordado sem conseguir dormir de novo (tendo-me deitado sempre depois da meia noite). Que raio se passa desta vez? Perguntei ao meu orientador se isto lhe acontece a ele e a resposta foi,

"A mim? Claro. Isso acontece sempre aos velhos!" a minha conclusão é que estou a ficar velho também... mas ele ainda acrescentou, "daqui a umas semanas vamos a uma conferência e aí já vai haver muitas horas onde te vai apetecer e podes mesmo fazer uma sesta". Há que seguir os conselhos do orientador!

Mas a questão óbvia agora, que faço quando acordo a essa hora? Ainda demasiado sonolento para trabalhar e nenhum sítio para ir beber um café e acordar... Ainda pensei em ir correr (até trouxe sapatilhas para isso), mas estão mais de 20 graus (mesmo a essa hora, é verdade) e está tão húmido que assim que saímos à rua ficamos logo pegajosos por isso ir correr está fora de hipótese. Então faço o que tenho feito nos últimos meses (o que explica porque não tenho escrito no blog), pego na guitarra e ponho-me a arranhar naquilo... A música em que peguei à dias atrás foi uma que, por uma questão de respeito e agradecimento, vou ter que qprender a tocar (e de certeza que quando chegar a Portugal já toco, não é assim tão complicada),


Quando os Filhos da Fruta derem o primeiro concerto vamos começar com esta.
Que mais? Bem, o meu orientador lembrou-se de uma frase surreal que, como custumo fazer, tive que anotar no telemóvel,

"As meninas gostam de chocolate e os meninos gostam de meninas!"

Procurei na net e a frase é mais ao menos conhecida mas um matemático de topo a largar estas pérolas é genial... talvez seja normal quando se chega aos 67 anos.

Outra coisa interessante, sabem o que é que descobri nas casas de banho do Instituto Coreano de Estudos Avançados? Pelo nome deve ser uma coisa avançada e claro que é! Casas de banho sem papel higiénico... não sei se é para ajudar o ambiente mas era o seguimento lógico das sanitas, um teclado com uma data de botões onde escolhes o modo de limpeza... parece-me uma grande ideia. É que minuto a minuto poupam-se anos de vida não sentados numa satina! Antes que perguntem como é, tenho que dizer que as instruções que estão coladas na porta estão em coreano e, porque não quero pedir para aquilo usar o piaçaba para a limpeza vou procurar as instruções em inglês na internet primeiro.

Bem, por agora acho que é tudo... um dia destes talvez venha escrever mais qualquer coisa ou partilhar umas fotos da Coreia mas agora tenho de ir trabalhar porque ao que parece, após passar anos meio perdido na matemática para resolver um problema cujo enunciado posso escrever em duas linhas, acabei com algo nas mãos um pouco maior do que era de esperar... mas isso é uma história para contar outro dia.

Um grande abraço,
Eduardo

ps: outra coisa, foi preciso vir à Coreia para descobrir que Gangnam é o nome de uma região em Seoul onde obviamente usam tudo o que está relacionada com a música como "publicidade"

Gangnam district

Sem comentários:

Enviar um comentário